quinta-feira, maio 28

Turista na minha cidade



imagens: daqui e daqui

Hoje, agora, apetecia-me ser turista na minha cidade! Sair para almoçar e não regressar! Está um dia lindo. Quente. E leve. Apetecia-me um autocarro à volta do Porto. Sem tecto. Um barco Douro acima. Sem volta certa. Um eléctrico até à Foz. Uma stout na Ribeira. Um livro numa esplanada, frente ao mar. Uma subida à Torre dos Clérigos. Um passeio no Parque da Cidade. Um lanche em Serralves. Uma máquina fotográfica. O nariz no ar, à procura da cidade mais perto do céu. Um olhar da Serra do Pilar. Mais perto da noite. E a admiração e o espanto inicial. Como se não me deitasse nem acordasse com ela. Todos os dias.

14 Comments:

Anónimo said...

Vamos?
Eu vou sair às 15.00 para almoçar...
Depois, mostro o post à chefe, e ela perdoa?!?!?!?!
Bj
Maria Benedita

Dalaila said...

Eu ia para a tua terra, minha do coração, para a foz, mergulhar as minhas vistas no mar e ver os barcos a chegar e a partir de leixões.

Funes, o memorioso said...

Para isso de ser turista no Porto lhe passar, não há nada melhor do que fazer mesmo um city tour naqueles autocarros de dois andares que reproduz na última foto do post.
Acredite! A música que eles põem quando o autocarro está a andar (supostamente representativa do Porto) é uma música de rancho popular cuja letra diz mais ou menos isto:
Eu fui à feira de Castro,
Comprar um par de meias.
Vim de lá com umas chanatas
E uns brincos nas oreilhas
Juro!

Maggie said...

Eu conheço essa sensação. Tenho muitas vezes vontade de ser turista na minha cidade - Lisboa (subir ao Castelo, andar de eléctrico em direcção à Graça - como fazia com a minha avó quando era pequena -, passear pela Baixa...).
Já fui turista no Porto e adorei!
Mas realmente nas nossas próprias cidades raramente somos turistas e disfrutamos do que nos têm para oferecer...

Bjs

João Coelho said...

Totalmene de acordo! A única altura em que consigo ser turista na (também) minha cidade é quando tenho amigos de fora a quem mostro o Porto.
Mas vale a pena tentar mesmo quando estou sozinho e é isso que vou passar a fazer!
Beijo, João

Anónimo said...

Maria Benedita,

Já não vou a tempo de aceitar :( só vi agora!

Dalila, linda, anda já :) vamos a tempo do por do sol!

E quem disse que eu quero que me passe, Prof. Funes? :) Acha mesmo que eu acredito que passam essa música???? Eu sou aloirada... é certo, mas não abuse ;)

Maggie: eu sou uma eterna turista em Lisboa; mesmo quando estou em trabalho e...ADORO!

Pois é João, ainda há dias fiz isso, com o Eduardo, que veio de além-mar...mas os dias foram muito poucos para mostrar a nossa cidade, a mais bela do mundo ;)

MARTA

Anónimo said...

Se alguém organizar eu alinho!!
bjs

Claudia Sousa Dias said...

e quando poderemos fazer isso as duas?


csd

BC said...

Eu faria o mesmo, mas uma turista de Cascais que gosta muito do Porto e tem muita família e amigos aí.
Embora lá______________falando a sério sou capaz amanhã de ir ao Porto com um dos meus filhos, mas é mesmo ir e vir,
Beijo e :)

Anónimo said...

Parece que me leste o pensamento, Marta. Há muito que quero fazer um tour pela Cidade do Porto, e já tinha decidido fazê-lo este ano. Este verão vou ser turista na minha cidade, na minha vila e na minha praia.
Podiamos organizar um grupo, sempre é mais divertdo. Já me informei e há pelo menos 3 opções de visitas por autocarro e barco. Depois podiamos parar no Cais de Gaia e ir a uma prova de vinhos, comer um pastel de nata e pela noite, uma francesinha no kapa. Que tal?

Claudia
p.s. Marta, este teu 'amigo' João....a sua cara não me é estranha e espreitei o Blog dele...hum...interessante, diversos interesses... É dos tais amigos que escondes das tuas amigas?
Beijo grande

Dr. Mento said...

Adoro o Porto e tenho saudades de ser turista na Invicta e de fazer a Avenida da Boavista a pé apenas porque sim (e porque gostava de morar na Boavista).

jg said...

A pedir assim por esta medida, não levas nadinha.
Tens que ser mais comedida no pedido inicial e então depois, sim. Pedir, pedir, pedir até à banca-rota!!!

Anónimo said...

Porto, Porto, aí vou eu! Pelo menos a Serralves :)

Cristina M.

Zaclis Veiga said...

A cada vez que faço o tour turístico pelo Porto me encanto ainda mais. O passeio no ônibus é muito bacana, mas a música é triste, verdade. Adorei o passeio noturno que fiz na época do Natal. A cidade fica com um ar ainda mais mágico.