sexta-feira, maio 1

Para o diabo não entrar


Foi assim, à ultima da hora. O telefone toca e, então, que fazes. Nada de especial. E se fossemos jantar e fomos. Fomos ao Ernesto, na Rua da Picaria. E, sem marcação, estava mesmo ali uma mesa para dois, à nossa espera. Conversa, como as cerejas. Como sempre. Nunca nos falta. E no dia que nos faltar, um de nós morreu. É uma das cinco certezas da minha vida. Estreita e acolhedora, como a Rua da Picaria. Depois, mudamos de passeio e fomos ao Rosa Escura. E as Maias nas portas, e nas caixas de correio antigas. As que resistem. «Para o diabo não entrar». E sorrimos. Ainda não era meia-noite. Como manda a tradição. As giestas floridas, no coração da cidade, a repetirem gestos e crenças ancestrais. Como se tudo fosse um eterno retorno.
Bebemos chá, no Rosa Escura. E eu, armada em resistente, fiquei-me pelo chá. E não pedi a tarte de limão. Depois, chegou a Cláudia e as estórias da semana em Bordéus, no château. Para a semana, regressa. E haverá mais estórias divertidas sobre o Pavel, a Maria da Luz e o grupo que lhe calhou em sorte. E depois, levamos a conversa para casa. Para o sofá. E eu, a pensar na tarte de limão do Rosa Escura. Exactamente da mesma cor das giestas floridas na boca das caixas do correio. Sim, Oscar Wild, devia ter cedido!

imagem: daqui

6 Comments:

Pedro Lopes said...

e a tarde estava cor de limão, como o amarelo da cor do sol, a seguir para quente, o fim de dia em espera, talvez à espera, talvez suspenso, do sabor, do gosto, do doce-amargo de uma tarTe de limão?

:-)

"E não pedi a tarde de limão."
...
"E eu, a pensar na tarde de limão do Rosa Escura."

tarde foi o momento em que a tarte não se serviu?

:-)
eu sei que sou mau
eu sei que sou assim
eu sei que sou ruim
talvez não seja só assim

é que não resisti :-)

Marta said...

Muito mau, Pedro :) mas - pronto - é uma maldade bem bonita :) bem-dita!

Pedro Lopes said...

uma maldade com sabor a tarde de limão, esse agridoce mais doce :-)

Anónimo said...

Adoro ver as giestas floridas! A natureza no seu melhor.

Bjinho

Anónimo said...

... nefertiti

São said...

Foi bom encontrá-la no meu espaço e foi agradável lê-la!
Bom fim de semana prolongado.