sexta-feira, novembro 5

Escrita criativa já tem programa


Aqui fica o programa do curso de Escrita Criativa orientado pela Patrícia Reis. No Porto, acontece em Fevereiro. A ver a turma que se começa a organizar. Vamos lá!

Primeira Sessão:
Porque estamos aqui? Porque escrevemos? O que gostamos e o que não gostamos? Ler como função primordial de quem escreve. Exercitar a escrita como um pianista exercita todos os dias as teclas brancas e pretas. Talento sem técnica é como uma lâmpada fundida. Começar com uma descrição ficcionada de quem somos (texto de cada aluno, 20 minutos para o fazer). Partilha de textos. Um bom escritor será sempre um aprendiz. Seja auto-crítico (sem ser em excesso) e, ao mesmo tempo, capaz de perceber as criticas que lhe fazem. TPC: Com uma revista na mão escolher 8 personagens/imagens para que possam criar um texto.

Segunda Sessão:
Leitura dos TPC (todos os trabalhos são fotocopiados e entregues aos alunos). Discussão sobre cada texto numa vertente positiva: crítica construtiva. Recomendação de leituras. Exercício curto para fazer na aula a partir de um clássico, escolher um mito/conto infantil/ clássico e modernizá-lo. Observar e escrever assumindo a condição de larápio da vida, basicamente é isso que faz um escritor. O mercado editorial. As vantagens e desvantagens dos exercício da escrita partilhada em blogues e sites. TPC: procurar um texto curto de que se goste, trazer para leitura e discussão.

Terceira Sessão:
Ida à rua, para observar a rua, neste caso a praça Saldanha. A importância da pesquisa. Regresso para escrever em 20 minutos uma história. Leituras das histórias. Entrega das histórias que trouxeram para que os colegas levem para casa e possam ler. TPC: registar um sonho, recente ou antigo, dar-lhe uma roupagem de conto, encontrar o simbolismo. Dicas para bloqueios de escrita: reformular a ideia de ficção para uma ficção epistolar.
Discussão dos textos propostos pelos colegas. Exercício da aula, uma história sobre ou com o colega da frente em 20 minutos. Inspiração versus trabalho. Entrega de diplomas e de livros-prenda para todos os que participaram.
Materiais
Dicionário de sinónimos
De língua portuguesa
De mitologia
Gramática
Prontuário
Computador portátil
Folhas
Caneta

2 Comments:

Claudia Sousa Dias said...

Não prometo participar, por ser em Lisboa, mas vou tomar nota.


csd

Marta said...

Claudia, em Fevereiro, é no Porto!