foi fabuloso...o concerto desta noite.... uma vezes 7, outras 8. em palco...
mágníficos. a merecerem todos os encores.
num Coliseu do Porto muito entusiasta e cheio como um ovo. tanto.tudo.íssimo.
foi fabuloso...o concerto desta noite.... uma vezes 7, outras 8. em palco...
mágníficos. a merecerem todos os encores.
num Coliseu do Porto muito entusiasta e cheio como um ovo. tanto.tudo.íssimo.
Escrito/editado por Marta 8 Terráqueos
Etiquetas: concertos, Rodrigo Leão;musicas que ouço
Escrito/editado por Marta 4 Terráqueos
Etiquetas: blogs que leio, coisas minhas
chama-se SAI. é uma revista de bolso. no canto inferior direito da capa diz: Portugal cultura e tendências urbanas. gostei. gostei bastante. só não gostei, mesmo nada, de perder, hoje, às 18.3oh, a oportunidade de ouvir José Tolentino Mendonça + Armando Silva Carvalho. foi a primeira conferência sobre O QUE RESTA DE DEUS. há mais. o programa fica aqui.
Escrito/editado por Marta 1 Terráqueos
Escrito/editado por Marta 2 Terráqueos
Etiquetas: banda desenhada, José Carlos Fernandes
Porto, 25 de Novembro, 2009
meu querido,
é esta a razão: é transparente como eu e tu, quando nos encontramos e, também, quando nos perdemos. não. o perder não é de nós. é dos outros.
é assim, transparente, porque a procurei assim, exactamente igual aos teus sonhos sem nevoeiro. aqueles, onde há crianças e sons cristalinos, tão limpos e cheios como casas ao domingo.
lá dentro, encontras uma mesa infinita, sorrisos ternos, olhares de espanto e espanta-espíritos coloridos. encontras livros, cravos, memórias sem mágoa, um mar imenso. eu sei que sabes.
e tem uma tampa, para que o aroma e os sabores não percam intensidade.
lá dentro, como podes ver de qualquer ângulo, tem, ainda tudo que te possa fazer feliz. música, um arco íris, palavras e almendrados. um gato? claro que tem um gato. vê bem. tem quadros, cartas e até um cais. o de sempre. porque se gostas de partir - e eu sei que gostas – tens no regresso a tua autenticidade. essa coisa de pertencer a um lugar. um dia, a um coração ou a qualquer vento que te chame.
se olhares com atenção vês, ainda, uma estrela, a infância, t-shirts puídas, uma bola azul, filmes por ver. uma manta e um sofá. coisas simples que te dão chão.
é por isso que é transparente. para veres tudo. intacto e sereno. como gostas.
lá dentro, só não encontras o bem que te quero, porque o bem que te quero não cabe em nenhuma parte do mundo, nem sequer no mundo inteiro.
ps. a fotografia tem amarelo. porque não te cansa. é acolhedor e intenso. como tu
imagem: Leila Pugnaloni
Escrito/editado por Marta 12 Terráqueos
Etiquetas: aniversários, família
Questiono a eficiência, logo o valor, do raciocínio que é cultivado de qualquer forma particular que não seja a lógica abstracta. Questiono em especial o raciocínio originado pelo estudo matemático. A matemática é a ciência da forma e da quantidade; o raciocínio matemático é simplesmente a lógica aplicada à observação da forma e da quantidade. O grande erro reside na suposição de que mesmo as verdades do que é chamado de álgebra pura são verdades abstratas ou gerais. E esse erro é tão óbvio que fico espantado com sua aceitação universal. Os aximoas matemáticos não são axiomas de verdade geral. O que é uma verdade de relação é muitas vezes grosseiramente falso quanto à moral, por exemplo. Nessa última ciência, é muito comumente não-verdadeiro que a soma das partes deja igual ao todo.
Edgar Alan Poe in A Carta Roubada
imagem: google
Escrito/editado por Marta 1 Terráqueos
Etiquetas: Edgar Alan Poe, Escritores, livros da minha vida
Escrito/editado por Marta 8 Terráqueos
Etiquetas: Afredo Mendes, eventos, livros
Escrito/editado por Marta 1 Terráqueos
Etiquetas: amigos, cafés, Escritores, livros, Mário de Sá Carneiro, Poesia
Escrito/editado por Marta 1 Terráqueos
Escrito/editado por Marta 1 Terráqueos
Etiquetas: amigos, aniversários
divina...sempre.
Escrito/editado por Marta 1 Terráqueos
Etiquetas: Lhasa, Músicas que ouço
A noite trocou-me os sonhos e as mãos
Escrito/editado por Marta 3 Terráqueos
Etiquetas: António Ramos Rosa, Escritores, poemas
Escrito/editado por Marta 1 Terráqueos
Etiquetas: Cinema, Pedro Costa, Serralves
Há dois tipos de conservadores no mundo: os que sempre foram, e vivem felizes na sua condição, tranquilos nos blazers espinhados, nos padrões Burberry e nas camisas de xadrez; e os que demoram anos a reconhecer o seu próprio conservadorismo e fazem-no sempre a contragosto, resistindo às evidências.
Pertenço, evidentemente, a estes últimos – razão pela qual persisto na ideia de conviver harmoniosamente com a modernidade, embora só me sinta feliz nos lugares e cenários que já conheço. Uma agenda Filofax. Um disco que já ouvi. Um autor que não me surpreende. Uma bebida que conheço há anos. O eterno Cozido à Portuguesa do Painel de Alcântara. O croquete do Gambrinus. Vergílio Ferreira. Sting. João Gilberto. O pastel de massa tenra do Frutalmeidas.
Gosto do que é novo – mas o confronto cansa-me Gosto de conhecer novas cidades – mas logo que posso volto a Londres e a Barcelona. Defendo o casamento entre pessoas do mesmo sexo – mas se me falam em adopção, vacilo.
Propositadamente misturo o que não se mistura – para que se perceba que há, no conservador não assumido, algo que está aquém e além da ideologia ou sequer da cultura familiar. Como se tivesse uma marca genética que não se consegue vencer por decreto. [...] continua aqui.
Pedro Rolo Duarte in Revista Nós, nº29, jornal "i"
Escrito/editado por Marta 5 Terráqueos
Etiquetas: jornalistas, Pedro Rolo Duarte, Revistas
Escrito/editado por Marta 0 Terráqueos
Etiquetas: A História Devida, blogs que leio, eventos
retirado do blog do autor. aqui.
Escrito/editado por Marta 5 Terráqueos
Etiquetas: Escritores, João Negreiros, poemas
Escrito/editado por Marta 2 Terráqueos
Etiquetas: Alice Vieira, livros da minha vida
a má notícia é que amanhã, Sábado, às 17 horas não vou poder estar presente na Comunidade de Leitores, na Almedina do Arrábida Shopping. Alice Vieira é a escritora convidada.
30 anos é obra...literária... pois é, tenho mesmo muita, muita pena de não poder lá ir...
"se perguntarem por mim digam que voei"...
imagem: publicada no jornal “i"
Escrito/editado por Marta 2 Terráqueos
Etiquetas: Alice Vieira, Escritores
«Já é oficial: o “Aqui na Terra” vai para segunda edição. A boa notícia junta-se a outra: em cinco meses, fizemos já dez apresentações do livro, “à deriva, com o rumo certo”. E feitas as contas, juntamos mais de 400 pessoas em diversas sessões e tertúlias, muitas vezes a horas ditas impraticáveis. Verificamos que, afinal, há por esse País fora, quem queira ser cúmplice de palavras e ideias…aqui na terra. Entretanto, as apresentações no Alentejo transitam para Janeiro. Até porque, até meados de Dezembro, serão agendadas sessões em Espinho, São João da Madeira, Vieira do Minho e, possivelmente, Lisboa. A 15 de Dezembro sai nova fornada. E enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar…»
[...lê-se no blog do autor. em alguma das sessões agendadas voltarei a estar. antes do Natal... é que não há melhor presente do que um livro e um livro autografado, então, é a cereja...depois da capa...]
Escrito/editado por Marta 0 Terráqueos
Etiquetas: jornalistas, livros da minha vida, Miguel Carvalho
«A Crescer Ser - Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tem em pleno funcionamento seis Centros de Acolhimento- Casa da Encosta, Casa do Infantado, Casa do Parque, Casa da Ameixoeira, Casa do Vale e Casa de Cedofeita . Destinam-se a crianças e jovens privados do meio familiar, vítimas de violência ou provenientes de famílias cuja situação exija apoio transitório que permita a estabilização de vida e o futuro encaminhamento adequado de crianças. » Para mais informações poderá visitar o site AQUI
SE ainda não tem os postais de Natal que vai enviar a familiares e amigos peça-os, por favor, através do e-mail: casadovale@crescerser.org. é apenas uma das muitas formas de ajudar esta instituição que tem desenvolvido um trabalho notável. obrigada.
Escrito/editado por Marta 3 Terráqueos
Etiquetas: CrescerSer, Natal
sem tempo para almoçar, os meus dias tem sido terríveis. de modo que ando sempre com 100 gramas na carteira. de dark noir orange intense. este mesmo. o meu preferido. água, chocolate e iogurtes líquidos para beber dentro do carro, em trânsito. a maratona começou a semana passada e vai até ao Natal. - 09.00/12.00h - 13.00/16.00h/..................... 45 km...................... 18.30/22.30........................ + 45 km.............................home sweet home........................despertador....................................e vira o disco e toca o mesmo.
intensos, estes dias. mas doces q.b. como o meu chocolate preferido. depois, tudo mudará :) e eu vou voltar a almoçar normalmente. sentada à mesa e com tempo. ou não fosse eu adepta da slow food.
imagem: digitalização da embalagem do meu chocolate
Escrito/editado por Marta 10 Terráqueos
Etiquetas: coisas minhas
Escrito/editado por Marta 7 Terráqueos
Etiquetas: aniversários, blogs que leio, poemas
Escrito/editado por Marta 4 Terráqueos
Etiquetas: Escritores, poemas, Sylvia Plath
está aí. cada vez melhor. na sexta-feira à noite o absolutamente fabuloso Hank Jones. quem me dera chegar aos 91 anos, assim...e com aquele sentido de humor. e a cumplicidade do trio? total. e o baterista? fantástico. bela noite. tal como a de sábado. Branford Marsalis.
sob o lema "traz um amigo também" lá fomos. na belíssima companhia da Cristina, da Elsa, do Carlos e do Zé.
Guimarães Jazz até ao próximo dia 21. um valente pretexto para ir até "à cidade berço". por que mais valente do que este só mesmo os meus amigos Dalila e Ricardo :) sempre.
Escrito/editado por Marta 3 Terráqueos
Escrito/editado por Marta 12 Terráqueos
Etiquetas: Eunice Munoz, teatro
Escrito/editado por Marta 5 Terráqueos
Etiquetas: Miguel Esteves Cardoso
Escrito/editado por Marta 9 Terráqueos
Etiquetas: livros da minha vida, Planeta Tangerina
imagem: do meu telemóvel
Escrito/editado por Marta 12 Terráqueos
Etiquetas: coisas minhas
Escrito/editado por Marta 14 Terráqueos
Etiquetas: aniversários, Rua Sésamo
...vitamina C!
c de coragem
c de coração
c de caminho
c de conhecimento
c de colorido
c de com... [tempo, demora,]
c de camélia
c de calma
c de criatividade
c de convicção
........................................ c de acreditar.
...............................................................................obrigada a todos aqueles que perguntaram...............
saudades de vos visitar..........................beijos e abraços......... a correr..........OBRIGADA queridos visitantes e desculpem-me a ausência.......................................................................................................
Escrito/editado por Marta 19 Terráqueos
Etiquetas: coisas minhas
Escrito/editado por Marta 2 Terráqueos
Etiquetas: amigos, Catarina Machado, eventos, pintura
Escrito/editado por Marta 9 Terráqueos
Etiquetas: Nuno Júdice, Poemas que sinto; Escritores
ontem no Coliseu do Porto, a noite foi a TRÊS CANTOS. José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto. gostei muito. tive pena de não ouvir "por este rio acima". mas ouvi esta que, no momento, soa-me especialmente bem... ;)
Escrito/editado por Marta 9 Terráqueos
Etiquetas: coliseu do Porto, concertos
[uma data para assinalar. uma data, uma atitude, um sonho. menos é mais. ah pois é...]
borboleta town: nome de uma exposição de Raquel Gralheiro
Escrito/editado por Marta 0 Terráqueos
Etiquetas: coisas minhas, pintura, Raquel Gralheiro
Não posso adiar para outro século a minha vida/Nem o meu amor/Nem o meu grito de libertação/Não posso adiar o coração António Ramos Rosa
Há aqueles que não podem imaginar um mundo sem pássaros; há aqueles que não podem imaginar um mundo sem água; ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros.Perdoa-me, devolve-me a paz que tinha quando estava no teu regaço, no seio da minha mãe. Deixa-me. Encontra-me. Não posso continuar assim. Ouve-me hoje. Ajuda-me amanhã. Não sei se acredito. Não te minto. Mas hoje ouve o meu coração e junta-o ao teu. Patrícia Reis
e aqui moramos nós/sem história/sem família/sem passado/nesta paz que não existe/neste amor que nunca foi/mas que é para sempre. João Negreiros
Porque não sei como dizer-te sem milagres/que dentro de mim é o sol, o fruto,a criança, a água, o deus, o leite, a mãe,o amor,que te procuram. Herberto Helder
Tengo las manos de ayer, me faltan las de mañana. Eduardo Chillida
Uma gaiola foi procurar um pássaro. Franz Kafka
Quanto mais se é feliz menos se presta atenção à felicidade. Alberto Moravia
Outside of a dog a book is men's best friend, inside of a dog it's too dark to read. Grocho Marx
Nous écrivons pour goûter la vie à deux reprises, dans le moment et en rétrospective. Anais Nin
A filosofia não é um meio de descobrir a verdade. Mas é, como a arte, um processo de a «criar» . Vergilio Ferreira