domingo, junho 21

Uma quadra popular, pró S. João festejar

Em muitos muitos anos, é a primeira vez que não vou estar no Porto em noite de S. João!
Vou de férias. Mas aqui dentro, só de pensar nessa noite
...ah...
[Grupo dos Guindais estou convosco!]
Agora, o que vos deixo é um desafio:
puxem pela vossa veia António Aleixo e - vá lá -
deixem aqui uma quadra popular
para celebrar o S. João, de longe,
quando vier cá espreitar :)
água na boca. sardinhas suculentas. no São João do "meu" Porto...

balões acesos. com muitos desejos dentro...

cascatas de manjericos. aroma de manjerico na palma da mão...


Ó Anjo da minha guarda
Quem vos varreu o terreiro?
As cachopas de Alpedrinha
C'um raminho de loureiro.


S. João adormeceu
Debaixo da laranjeira,
Cobriu-se todo de flores,
S. João que bem que cheira.


Na noite de S.João
Vou fazer uma fogueira
Com folhas de verde louro
Com rosmaninho que cheira.


Hei-de deixar ao relento
Uma folha de figueira
Se S. João a orvalhar
Hei-de encontrar quem me queira.

in Velhas Canções e Romances Populares Portuguesesde Pedro Fernandes Thomás,
Coimbra: F. França Amado Editor, 1913
imagens:
1) sardinhas [ Sonja Valentina ]
2) balão [Inês Cunha Salgueiro ]
3) manjericos [ Carlos Silva]

20 Comments:

Anónimo said...

Ó MEU RICO SÃO JOÃO
ESTE BLOG TEM ARTE
ENQUANTO HOUVER VIDA EM MARTA
PARA QUÊ HAVER VIDA EM MARTE?

Ricardo CB, com veia António Aleixo
Um beijo

Anónimo said...

:) :) :) é uma grande festa!

Boas Férias,
Cristina M.
beijinhos

Funes, o memorioso said...

Meu São João, para me alegrares,
Não me dês ouro nem jóias.
Manda o Sócrates p´ra longes mares
Ou fecha-o p'ra sempre em Custóias.

Claudia Sousa Dias said...

eheheh...as sardinhas são um apetite e esta quadra do funes também!


olha tens um prémio no hasempreumlivro.


beijos

Funes, o memorioso said...

Na verdade, a quadra é um plágio. Li-a há muitos anos pintada num mictório público da Cantareira. O visado era então o primeiro-ministro Mário Soares. E era assim:
São João, para me alegrares,
Não me dês ouro nem jóias.
Prende o Mário Soares
E fecha-o em Custóias.

Luma said...

Boas férias!!

tinta permanente said...

Há muito que deixei as noitadas; agora pego-lhe a matina e troco o alho pela máquina fotográfica...
Mas, aceite o desafio, aqui vão as que escolhi...

'Quando o dia nos invade
na manhã de S. João,
fica a cinza da saudade,
espalhada, pelo chão'

'Não há fogueira sem lume,
profecias sem profeta;
não há amor sem ciúme
nem S. João sem poetas.'

'Se procuras ser feliz
não olhes para o balão;
o trevo tem a raiz
bem enterrada no chão'



abraços e bom regresso!

comboio turbulento said...

eu evito sempre ficar longe do Porto no S. João. É quando ele é mais bonito, com toda a gente na rua´para celebrar coisa nenhuma. Há razão mais razoável do que essa?

Zaclis Veiga said...

Por aqui tem uma musiquinha popular que diz assim:
Eu pedi numa oração
ao querido São João
que me desse o matrimônio.
São João disse que não
São João disse que não
Isso é lá com Santo Antônio

Matrimônio, matrimônio
quá, quá, quá, quá
isso é lá com Santo Antônio.

:)

Anónimo said...

São João se eu pudesse
Dizer-te tudo o que sinto
Poderias compreender
O porquê quando te minto

Há quem fuja de leões
Eu fujo do seu olhar
O que sinto é fogueira
Que não dá para saltar

E se esqueço o seu abraço
Ou se o finjo esquecer
É porque sei que é de aço
O que sinto por arder

Guardo-o bem aqui,
Junto do meu coração
Só não o deixo entrar
No meio da confusão

Por isso meu S. João
Faz-me um grande favor
Proteje a vida inteira
Deste meu quase amor

alice said...

o melhor do são joão são as sardinhas assadas e os pimentos :) boas férias, marta. beijinhos.

Maria Emília said...

Não sei fazer-te uma quadra,
me perdoa, S. João
mas vou entrar na marchinha~com arquinho e balão.

Boas férias,
um beijinho,
Maria Emília

PAS[Ç]SOS said...

Na palma da mão lhe deixo
Quadras soltas a rimar
Não são do António Aleixo
Mas para o S. João lembrar

Oh S. João do Porto
Das sardinhas, balões e folia farta
Alegra-te não fiques absorto
Por este ano te faltar a Marta

Para estas linhas lhe escrever
Foram muitas horas perdidas
Para quadras não tenho jeito
Prefiro palavras p…

Tucha said...

Amoroso São João
Dá boas férias pra Marta
Festa, descanso e passeios
E lhe alegra o coração

um beijo da xará brasileira

Mar Arável said...

Todos os dias

são de santo

por cá o pedro

Nos tempos que passam

já não é mau

heretico said...

beijos.

bom descanso...

Gi said...

Olha o balão
olhó balãozinho
quem bai no balão
é o Zé Povinho.

Olha o balão
Olhó balãozinho
quem sopra no balão
é o Zé do Vinho.

Olha o balão
Olhó balãozinho
quem faz no balão
é um bom menino!

mateo said...

Ai se eu fosse Aleixo...
Quantos manjericos!
Beijo.

acutilante - frank verlag said...

Uma mulher do norte, carago!!!Pena eu não saber versejar! Pois1

MJ FALCÃO said...

Que bom este São João! Há muita vida em Marta! Parabéns! Que lindas quadras! Parabéns também aos comentadores-poetas e Bom São João a todos de uma "João"
o falcão