quarta-feira, maio 11

...e o Porto aqui tão perto...

Daqui consigo ver o monte de Santa Luzia. Está um dia magnífico em Viana do Castelo. Aliás, os dias que aqui me trazem são magníficos.  Não consigo ver a pousada, é certo, mas consigo imaginá-la
e à paisagem transbordante que oferece. E ao canto interior onde algumas vezes fechei o dia,
sempre com a mesma emoção de uma grata história antiga.
Foi lá que vi, uma única vez na minha vida, Sophia.
[devia escrever Senhora Dona Sophia e sorrir...]
E vi-a tão extraordinariamente bela. Tão extraordinariamente sábia. Tão extraordinariamente serena. Que não consegui fazer nada. Nem tão pouco aproximar-me. Admirei-a de longe. Como tinha de ser. Numa afasia total. Numa epifania absoluta.
Daqui vejo quase sempre aquele pequeno Sacré Coeur . Rodeado de verde mar, a lembrar-me o quanto são sagradas algumas memórias. Às vezes, dentro de nós, fazem-se templos de silêncio e não há forma de não nos ajoelharmos diante de uma imensa recordação.
[alguém deixou algumas rosas intensamente perfumadas na minha mesa de trabalho]
Penso no jardim da pousada. Penso que também não gosto de jardins no Verão...
Gostava de sair daqui, agora. Mas será de noite quando o fizer.

8 Comments:

fallorca said...

Sacré Coeur, Mont Saint Michel...
Boa estadia

Anónimo said...

Não gostas de jardins no Verão?!
Mas Marta de jardins gosta-se sempre!! ;)
Aliás, quem gosta, gosta sempre...
Bj,
Xana

Marta said...

[...não combinamos que "isso" era só para gelados? :)))]

...teoricamente gosto sempre; na prática, gosto muito mais na primavera ou no outono...

beijos, querida

Marta said...

obrigada, fallorca :)

Marta said...

xana...


fiquei c+á a pensar qual será a opinião da Héli...sobre o assunto ;)

Anónimo said...

Martinha linda, pois foi a pensar na Héli que me espantei com o "não gosto de jardins no Verão".
Foi a pensar na Héli que afirmei que se gosta sempre de jardins. Porque cá para mim, a Héli gosta de jardins como de gelados: sempre! ;)

P.S.: se puderes reenvia-me o mail Fiquei curiosa...
Bj,
Xana

João Menéres said...

Obviamente que apreciei este teu texto ( um mais um, sempre ).

Um beijo, MARTA.

Marta said...

obg.João. um beijo :)