domingo, março 27

O melro Coentrão

Tínhamos um pássaro e um ninho. E catorze linhas pela frente.
Foi assim, num destes dias em que eu e o António estudamos juntos.
- Podem ser só cinco linhas, tia?
O António tem oito anos. É bom aluno. Só lhe custa um bocadinho enfrentar catorze linhas.
Amplas catorze linhas a pedirem "conta-me". 
Afinal, ele consegue contar uma história em muito menos.
E tem uma imaginação fabulosa.
[tomara que o António consiga imaginar o quanto eu gosto de estudar com ele!
O quanto gosto de trancar, na minha agenda, as terças-feiras ao final da tarde, como se fossem jóias]
Tínhamos um pássaro e um ninho. E catorze linhas pela frente.
Uma redacção.
Começar. Ir por lá fora, até as catorze linhas nos parecerem, aos dois, apenas um preâmbulo.
- Tia Marta, temos de ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Pergunto-lhe como vai começar a história.
Olha pela janela, olha para mim
- A tia conhece muitos pássaros?
- Alguns.
- Quais?
- Milhafre, pardal, gaivota...
- Eu sei, eu sei...andorinha, águia. Águias são pássaros, não são tia?
E o pardal, como é?
 - Preto. Com o bico amarelo...
- Gosto desse, tia! O pássaro da história é um melro.
Pergunto-lhe se o melro tem nome.
Fica em silêncio. Olha para o lápis, volta a olhar pela janela e, depois, para mim, muito sério.
- A tia conhece o Fábio Coentrão? Não é um jogador do Porto, tia. Mas joga bem.
- Hum...e então, esse jogador também vai entrar na história?
- O melro pode chamar-se Coentrão, tia?

8 Comments:

Claudia Sousa Dias said...

Adorei esse Melro. Do nome é que nem por isso...


:-)

csd

Zaclis Veiga said...

história deliciosa. como todas as tuas. saudade imensa e aumentando com o fim da geléia de romã e maçã. beijos

MCS said...

Tão pequenino é já é do FCPorto. Este mundo está perdido ;-)

Marta said...

Claudia, eu adorei o nome que ele deu ao melro :)))


Zaclis, querida, saudadesssssssss.
[eu depois faço mais:)]


Não percebi, Marco... ;)

Anónimo said...

É sempre tão ouvir-te contar as histórias dos teus sobrinhos.
bjo
Cris

La Vanu said...

O Antônio saberá com certeza o quanto você gosta de estudar com ele. Muito lindo o momento de fim de tarde.

Anónimo said...

Tal e qual :)
Parece que o estou a ouvir...se calhar também estava lá e não me lembro.
Talvez na próxima 3ªfeira nos encontraremos

Anónimo said...

Obrigada Tia Marta!!!!
Que sorte ter uma Tia "assim"...
BJ GRANDE