quarta-feira, agosto 31

PORTUGUESIA



«Camilo Castelo Branco, autor de “Amor de Perdição”, abre a sua Casa para a 5ª edição do Encontro Internacional PORTUGUESIA Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas, com a presença de poetas de línguas portuguesas e espanholas da Europa, da América, de África. O poeta e ensaísta brasileiro Wilmar Silva, autor do projeto, partiu em busca de poetas que escrevem em português pelo mundo. O 1º volume – LIVRODVD com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Brasil, publicado pela Anome Livros – apresenta cinco poemas de cada um dos autores, mais o DVD encartado ao livro com 2 horas de videopoesia, gravado in loco pelo ensaísta, que apresenta um acervo inédito de autores e poéticas.

A contraantologia PORTUGUESIA: MINAS ENTRE OS POVOS DA MESMA LÍNGUA, ANTROPOLOGIA DE UMA POÉTICA explora o contraste de vozes poéticas em diálogo através dos próprios poemas, criando a metamorfose da língua portuguesa multiplicada pelos continentes. A epopéia PORTUGUESIA tem chamado a atenção de poetas e críticos brasileiros e portugueses, sendo objeto de reflexão sobre a língua e suas poéticas, a poesia e suas linguagens. PORTUGUESIA, projeto em rede com as Novas Poéticas de Resistência da Universidade de Coimbra, tem sido objeto de estudos em Portugal e no Brasil.


Para o autor de “Yguarani”, poética não completa publicada em Portugal pela Cosmorama Edições, PORTUGUESIA expande os territórios da poesia com o desejo de pensar sobre a lusofonia no sentido antropológico da palavra. Tanto que defende a poética dos autores de línguas portuguesas como fundamental para se pensar em políticas de aproximação entre os povos de língua portuguesa e os povos de todas as línguas.»

Continua aqui

0 Comments: