sábado, junho 5

Cinema Pró-Mundial

CINEMA PRÓ MUNDIAL - 1ª Mostra de Cinema sobre o Campeonato do Mundo de Futebol

«No aquecimento para o Mundial, Guimarães vai ver cinema e futebol. Nos dias imeditamente anteriores ao início da Fase Final do Campeonato do Mundo de 2010, disputado na África do Sul, um pouco mais a norte, em Guimarães, vamos ao cinema viver outras fases finais, outras emoções, outras vidas, noutros tempos e locais. Olhares do cinema sobre o campeonato do Mundo e o seu impacto na vida de muitos milhões de pessoas. Olhares que nos chegam dos quatro cantos do planeta, ou não fosse o futebol uma das poucas linguagens realmente globais. Como o cinema. Todas as noites, na Praça da Oliveira, filmes com histórias inspiradas em Mundiais de futebol. E ainda um evento especial: no Cinema São Mamede, Luís Freitas Lobo e um painel de comentadores vão analisar a participação de Portugal nas diferentes fases finais dos Mundiais.
5 de Junho (sábado), 15 h., Cinema São Mamede Sessão Inaugural: “REVIVER 1996-2006” – PORTUGAL NOS MUNDIAIS DE FUTEBOL.A partir da cobertura da imprensa e das imagens dos jogos da Selecção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, promove-se o debate e a análise histórica, sociológica e tática com a contribuição de um painel de especialistas na matéria - Contextualização histórica e sociológica das participações portuguesas nos Campeonatos do Mundo- Análise tática e da forma de jogar das diferentes selecções nacionais a partir das imagens dos jogos de Portugal nos mundiais e das estatísticas desses mesmos encontros. CONVIDADOS: - Luís Freitas Lobo (comentador de futebol); - Alberto Festa (jogador da Selecção de 1966); - Francisco Pinheiro (historiador do Desporto), - João Nuno Coelho (sociólogo e analista de futebol)- Álvaro Costa (apresentação e moderação); Durante o Campeonato do Mundo estará ainda patente no São Mamede uma EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA de Joaquim Pedro Correia, denominada “Amadores-Profissionais”.
6 de Junho (domingo), 22 h., Largo da OliveiraSESSENTA E SEIS (Inglaterra, 2008)O Mundial de 66 (disputado em Inglaterra) visto através dos olhos de uma criança inglesa que tem todos os motivos para querer que a sua Selecção Nacional não vá à final do Mundial.
7 de Junho (segunda-feira), 22 h., Largo da OliveiraO MILAGRE DE BERNA (Alemanha, 2007)Numa Alemanha em reconstrução após a II Guerra, o futebol fez milagres - pelo moral de um país em ruínas e pelo jovem Matthias, cuja família se encontra em ruptura.
8 de Junho, 22 h. (terça-feira), Largo da OliveiraA GRANDE FINAL (Espanha, 2006)
Seja na Mongólia, no Niger ou no Amazonas um Mundial de Futebol chega aos lugares mais recônditos e é mesmo uma linguagem universal, que tanto nos pode separar como unir.
9 de Junho, 22 h. (quarta-feira), Largo da OliveiraA OUTRA FINAL (Holanda, 2003).
O filme responde à questão “Qual é a pior selecção de futebol do Mundo?” No mesmo dia da final do Mundial de 2002, o jogo entre os dois últimos do ranking da FIFA foi muito mais poético e divertido.
10 de Junho, 22 h. (quinta-feira), Largo da OliveiraO ANO EM QUE OS MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS (Brasil, 2006) Durante o Mundial -70 muitos brasileiros enfrentaram uma questão dolorosa: quando o futebol serve os interesses de uma ditadura como viver a paixão pelo desporto-rei e pela nossa Selecção?
ENTRADA LIVRE EM TODOS OS EVENTOS
Organização: FAROL DE IDEIAS / CINECLUBE DE GUIMARÃES
Mais info:

2 Comments:

Angélica said...

Querida amiga, preciso de suas orações.

Zaclis Veiga said...

O último é muito bom. Não pode perder.
beijos