domingo, dezembro 11

O último Cineliterário !?


No próximo diz 16 de Dezembro, às 21.30 horas, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco,em Vila Nova de Famalicão, acontece o último Cineliterário! Alice no país das maravilhas do escritor britânico Lewis Carroll, adaptado ao cinema por Tim Burton, será o filme que nos espera!
Aproveito para brindar ao excelente trabalho que a Cláudia Sousa Dias tem feito como dinamizadora desta iniciativa que me levou muitas vezes aquela biblioteca tão especial para mim! Dizem-me que anda aí uma petição para que não acabe! Logo que me chegue assinarei e darei a assinar. Afinal, não são assim tantas as iniciativas que servem de exemplo: os debates, no fim dos filmes, foram sempre de uma qualidade inegável. E creio que isso se deve ao facto de a Cláudia Sousa Dias ser a pessoa certa para levar a bom porto esta iniciativa! Nota-se sempre um cuidado extremo na preparação e apresentação de cada filme/livro. Algo feito com uma entrega total e com absoluto conhecimento da causa! Não compreendo, palavra que não!

2 Comments:

Claudia Sousa Dias said...

:-)

beijo, querida amiga.


csd

Funes, o memorioso said...

Embora aprecie medianamente a obra de Tim Burton, a «sua» Alice desilude um bocado. Como o vómito produzido há muitos anos pela Disney, omite a dimensão mais notável do livro de Carroll, esquecendo que a Alice original é, na sua essência, um tratado de Lógica.
Antes de realizar o filme, Burton devia ter visto (ou revisto) "The Labyrinth", de Jim Henson, um filme que os "Cahiers do Cinema" tornaram uma referência obrigatória, atribuindo-lhe o raro elogio de um dos 10 piores filmes da História do Cinema.
Quanto à Biblioteca de Famalicão, tem-se distinguido por insistir em ser aquilo que deve ser uma instituição cultural: uma instituição cultural. Não me espanta que lhe queiram cortar as asas. Ainda há gente que quando ouve falar me cultura, não sacando propriamente da pistola, fecha imediatamente a carteira.