quinta-feira, outubro 13

Uma questão de química


Não sei explicar! Fui uma aluna insuficiente a Físico-Química no meu tempo de liceu. Mas gostava imenso de algumas matérias que aprendi! Tinha [tenho] uma paixão assolapada pela Tabela Periódica! Física quântica são duas palavras eternamente enamoradas no meu  vocabulário... Enfim, não sei explicar a minha antiga e constante atração pela física e pela química, mas ela existe! Passaria, de bom agrado, o dia inteiro a ouvir estes senhores! Uma questão de química, pois então!

9 Comments:

josé luís said...

pois se gosta de química como eu (por paixão e formação), aconselho (mesmo!) este livro extraordinário:

http://istpress.ist.utl.pt/lhajaluz!.htm

uma maravilha quase desconhecida, acredite.

jorge calado foi meu professor de termodinâmica química no i.s.t. e (a par do saudoso prof. rómulo de carvalho, que ainda tive a felicidade de ouvir no liceu pedro nunes) é das pessoas que melhor sabe comunicar sobre a relação entre a química e a vida e o nosso quotidiano. é daquelas pessoas que tem uma cultura geral quase infinita - e que muitos só conhecem por escrever sobre ópera e fotografia no expresso.

(lá estarei, claro!)

redonda said...

Gostei das disciplinas, mas não fiquei com nenhuma paixão e então da tabela tinha mais era terror porque a nossa professora do 8º começava as aulas a interpelar todos sobre os símbolos e elementos, ninguém escapava...

Marta said...

...não, José Luís! é só por paixão mesmo que, de resto, venho das ciências sociais e afins :)))

pelo que li, ADOREI! vou à procura desse livro, pode crer.
OBRIGADA pela belíssima dica!

e...indo, depois, conte-me tudo:))

beijinho

Marta said...

Redonda, eu adorava!
...a tabela e uma colher da combustão...que durante uma aula prática - as que eu mais gostava - o cabo me ficou na mão :)))
olha: saudades!
e da professora que dizia, frase sim, frase não ANÁLOGO :)

beijinho

sem-se-ver said...

bemmmm, josé luís! MUITO obrigada!

1º, pq, envergonhadamente, reconheço que nao fazia ideia que O jorge calado "do expresso" tinha esta formação! (que personagem fascinante!)

2º, pq o livro parece estrondosamente estrondoso, e, caramba, com tais elogios, e vindos de quem vêm, bolas!

mas bolas também o seu preço :/ gelei. inda mais agora c esta novidadezinha que subsidios, viste-los, e por 2 anos.

Carlos Azevedo said...

Eu não gostava, de todo, mas houve um momento alto: a aula de laboratório em que resolvemos misturar diferentes elementos e toda a ala da escola onde o laboratório se situava teve de ser evacuada. Ficou para os anais da história da Escola Secundária Alexandre Herculano! :-)

Beijo.

sem-se-ver said...

(ehehe, carlos)

josé luís said...

já agora - e ainda a tempo - para quem é do porto:

https://www.facebook.com/event.php?eid=217778534951233

Marta said...

e que momento, Carlos! :))

olá sem,-se-ver!

obrigada, José Luís!