segunda-feira, outubro 11

Eu planeio...



"Eu planeio" é uma conjugação recente na minha vida. Tem dez anos mais coisa, menos coisa. Fruto de um esforço continuado, em paralelo com o "eu organizo-me", lá tenho tentado planear algumas coisas sem muito sucesso, devo reconhecer. Das mais triviais às mais importantes, falhanços rotundos. Umas vezes desastrosos, outras absolutamente inócuos.

Saio determinada a comprar um vestido e entro em casa com mais um par de botas. Planeio ir à piscina e acabo na esplanada mais próxima, na conversa com uma amiga. Faço uma lista de super mercado, urgentíssima, e, vai que não vai, perco a tarde na livraria. Planeio, finalmente, ir conhecer aquele restaurante de que todos me falam e, nesse dia, uma inundação mesmo antes de sair. Umas vezes eu tenho culpa, outras não.

Poderia dar mil exemplos. Alguns trágicos, até. Mas vou poupar-vos.

Isto para dizer que já planeei umas poucas de vezes uma viagem à Argentina. Esteve mesmo quase, quase. Planeei-a milimetricamente, notas e mais notas num cadernito, à margem dos guias turísticos, apesar das paragens obrigatórias. Coisas que retirei de livros e da experiência de amigos. Foi, aliás, a única viagem que planeei, assim, com devoção... borgeana, obviamente. E onde é que aterrei em Abril passado, para uma viagem inesquecível mas que, claro está, de modo nenhum planeei fazer? Em Ben Gurion.

Este teatro livraria - El Ateneo - é cenário recorrente nos meus sonhos. Incontornável, evidentemente. E se eu fizer de conta que não, que nem pensar ir à Argentina! Credo!

Quero lá estar em Buenos Aires no ano em que a cidade é capital mundial do livro...

Nem pensar!

imagens: Terráqueo

10 Comments:

Claudia Sousa Dias said...

de Terra para Marta...eu também!

csd

José María Souza Costa said...

Que lindo fiquei encantado.Depois dessa vou lhe convidar a seguirmos pelos blog. Será salutar para mim.
Abrass
e sigamos
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

João Menéres said...

Curioso...
Também eu estive já para fazer uma viagem ESPECIAL à Argentina...
Com esta vestuta idade, começa a ser mais difícil e com este apertar de cinto, então...
A Israel nunca (por acaso, só por mero acaso!) ESTIVE para ir...
Mas esta Livraria num TEATRO é uma outra CATEDRAL !
NUNCA, MAS MESMO NUNCA !, as pessoas amigas que já foram a Israel me falaram do ATENEO...
Pois...não deve estar prevista nas visitas tele-guiadas...

Um beijo, MARTA, e uma vez MAIS, MUITO OBRIGADO!

Anónimo said...

Eu cá por mim planeio fazer-te sorrir porque não gosto de te macambúzia

http://www.youtube.com/watch?v=yfsmmk93H3I&feature=related

João Menéres said...

Os tempos não estão para
The Whole World Smiles With You

LAMENTAVELMENTE !

Carla Farinazzi said...

Marta... eu planejo tantas e diferentes coisas. Arrumar meus livros, ir ao cinema, viajar a Paris...

Em meio a esses planos, está a minha vida. Aquela que vou vivendo todos os dias. E em meio a minha vida, estão meus planos... esses que nunca planejei. E são os melhores!

Beijo

Carla

Anónimo said...

Marta,

O texto está DEMAIS!!!!
Quando for grande quero escrever "assim"!!!!

Ri e sorri enquanto lia.
Há coisas que só te acontecem a Ti!!!
Bj
MB

Marta said...

o que tu queres dizer, querida MB
é que gostas muito de mim e que, em tantos anos, ainda continuas a achar-me graça:)

gosto muito de te ter [também]
por aqui.
bj

Marta said...

Estimado João,

este teatro livraria é em Buenos Aires e não em Israel.

de resto, "pelo sonho é que vamos"...

beijinho

Marta said...

claro que sim, Carla...
mas há coisas que eu planeio que gostava imenso que acontecessem... hoje!!!!
outras vezes penso que essa viagem à Argentina será mesmo especial, de tanto sonhar com ela e talvez calhe num qualquer momento ideal :)

bjo